Pular para o conteúdo principal

Dependência financeira do São Paulo com negociação de atletas quase triplica em 4 anos

Em continuidade à série de matérias a respeito das finanças do São Paulo Futebol Clube, dissecamos as modalidades de receita obtidas pelo tricolor ao longo dos últimos anos. Ressaltamos que, como o clube publica seus balanços anualmente, ao final do primeiro trimestre do ano seguinte, nossa análise tem como período final o ano de 2017.

Com o objetivo de analisar a saúde financeira do clube a curto e médio prazo, classificamos as receitas do São Paulo em recorrentes e não-recorrentes. Receitas não-recorrentes são receitas que o clube não consegue estimar com precisão e garantir que entrem no caixa nos próximos anos, como por exemplo: receitas de negociação de atletas e premiações de torneios. Não tem como o clube prever quando ele irá revelar um novo Lucas ou David Neres, por exemplo.

Já as receitas recorrentes, ao contrário, são valores, na maioria das vezes, pactuados mediante contrato, no qual o clube tem a "garantia" de recebimento nos próximos anos, por exemplo: cotas de televisão aberta e fechada, patrocínios, fornecimento de material esportivo. Este tipo de receita possibilita certa previsibilidade ao São Paulo quanto ao faturamento futuro destes montantes.

No gráfico abaixo, fizemos um recorte das receitas não-recorrentes e pudemos identificar que o montante correspondente à receita de negociação de atletas vem aumentando desde 2014 e mostra, de forma preocupante, a dependência do clube com relação a esta modalidade de receita não recorrente, com a qual não se pode fazer um planejamento seguro de despesas.


    Fonte: arquivo Finanças Tricolor

No ano de 2017, 40% das receitas do São Paulo foram provenientes da venda de jogadores. A sustentação, a longo prazo, de um clube vitorioso e rentável exigirá que este dependa cada vez menos desse tipo de receita. É fundamental que o clube paulista aprimore sua direção, adequando a parte administrativa ao conceito atual de gestão de futebol, conforme podemos verificar em outras equipes, e identifique formas de elevar suas receitas recorrentes, como patrocínios, cotas de TV, programa sócio torcedor, dentre outras.


Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor