Pular para o conteúdo principal

Conselho do São Paulo precisa alterar o artigo 138 de seu Estatuto Social. É URGENTE!

Desde a origem do Finanças Tricolor, em junho de 2017, através do Twitter, ressaltamos a importância da publicação dos demonstrativos financeiros do São Paulo Futebol Clube com o objetivo de dar maior transparência aos seus sócios e torcedores à respeito da evolução das receitas e despesas do clube.

Conforme estabelece o art. 138 do Estatuto Social do São Paulo Futebol Clube

"O presidente eleito, em conjunto com a diretoria executiva, deverá elaborar, anualmente, para conhecimento de todos os Associados e sujeição ao Conselho de Administração e deliberação do Conselho Deliberativo, na forma deste Estatuto, os seguintes documentos, além de outros que vierem a ser definidos pelo Conselho de Administração:
  1. relatório sobre as atividades sociais e os principais fatos do exercício social;
  2. balanço patrimonial;
  3. demonstração dos excedentes ou défices do exercício;
  4. demonstração dos resultados do exercício;
  5. demonstração das origens e aplicações dos recurso; e
  6. demonstração das mutações do patrimônio social."
Em atenção a este artigo do Estatuto, o São Paulo tem divulgado anualmente, normalmente em meados do mês de abril, as demonstrações financeiras relativas ao exercício financeiro do ano anterior. Entretanto, diversos clubes tem adotado, nos últimos anos, práticas diferentes quanto à publicação de tais documentos que, ao nosso entender, proporcionam uma maior transparência e possibilitam um acompanhamento mais efetivo das contas do clube ao longo do período. 

O Corinthians, por exemplo, publica mensalmente, as demonstrações financeiras e um relatório específico sobre a evolução da dívida do clube. Portanto, é possível saber como estão as receitas e a dívida do clube em "tempo real". No São Paulo, a última informação publicada oficialmente pelo clube é à respeito do exercício de 2017, há quase 16 meses atrás. 
Quanto ao Palmeiras, em seu site oficial, é possível consultar as demonstrações de 2013 a 2017, separadas mensalmente. Vale destacar que não identificamos os meses relativos ao último ano. 

Dessa forma, entendemos como urgente a votação, pelo Conselho do clube, da alteração do artigo 138 do Estatuto Social, para que a elaboração e publicação de tais relatórios seja feita, no mínimo, trimestralmente pelo clube. 

Boas práticas, principalmente relacionadas à maior transparência do clube, perante não somente aos seus sócios e torcedores, mas ao mercado do forma geral, poderá proporcionar uma maior credibilidade ao São Paulo e, a médio e longo prazo, o estabelecimento de parcerias e patrocínios, os quais poderão gerar maiores fontes de receitas ao clube.


Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor