Pular para o conteúdo principal

Negociação de Diego Souza escancara falta de planejamento financeiro do SPFC

Na última quinta feira, dia 7 de março de 2019, São Paulo e Botafogo entraram em um acordo quanto ao empréstimo do atacante Diego Souza para o clube carioca. O atleta irá para o Rio de Janeiro "de graça", até o final do ano de 2019, com o Botafogo pagando os salários integrais do atleta. Apesar da negociação gerar uma economia de, aproximadamente, R$4,8 milhões ao clube paulista, o rombo deixado pelo investimento feito no atleta há pouco mais de 13 meses, escancara a falta de planejamento financeiro do São Paulo e, principalmente, a descontinuidade na filosofia de trabalho do clube, a qual vem sofrendo mudanças a cada troca de treinador, rotina cada vez mais frequente pelos lados do Morumbi.

    Fonte imagem: Rummens

Diego Souza chegou ao clube tricolor em fevereiro de 2018, como solução para a drástica saída de Lucas Pratto, que pediu para ser negociado com o River Plate, por questões familiares. O São Paulo investiu pesado em seu novo camisa 9, em torno de R$10 milhões, e era uma das apostas da diretoria de futebol do clube, assim como Nenê, Jean e, posteriormente, Bruno Peres. 

Mesmo sendo o artilheiro do clube no Campeonato Brasileiro do ano passado, o desempenho de Diego Souza ficou abaixo do esperado, foram 61 jogos e 17 gols, e não foi suficiente para mantê-lo no elenco com a chegada de Cuca, novo treinador tricolor. A titularidade absoluta de Pablo, seus altos vencimentos e sua idade avançada, foram fatores que podem ter pesado na decisão.

Apesar de considerarmos a saída de Diego Souza uma opção necessária para o novo momento do clube, de redução de custos mensais devido ao menor faturamento ocasionado pela saída precoce da Libertadores, a forma como deu-se sua saída demonstra um desespero do clube perante os demais clubes, colocando-se em uma posição desvantajosa perante futuras negociações. Vamos aguardar os próximos movimentos do tricolor.


Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor