Pular para o conteúdo principal

Agora é a melhor hora para aumentar o preço do ingresso?

O aumento no preço dos ingressos para a próxima partida do São Paulo no Morumbi, contra o Atlético-MG, em aproximadamente 25%, deixou os torcedores tricolores revoltados. Não é novidade o sistema de precificação que o São Paulo vem utilizando em 2019, o qual leva em consideração diversos fatores como a importância da partida, dia, horário e adversário em cada confronto, fator que tem feito com  que o valor do ingresso venha variando ao longo do ano e, na maioria das vezes, não reflete o futebol apresentado pelo clube.

Entende-se que o clube fez importantes (caras) contratações e que precisa de receita para quitar suas despesas recorrentes, como os salários dos atletas. Entretanto, o sistema de precificação precisa levar em conta o desempenho apresentado pela equipe, que vem de dois jogos com baixa produtividade e precisa, mais do que nunca, do apoio massivo de seu torcedor.

Pensando nisso, fizemos um levantamento do percentual de ocupação média do Morumbi ao longo do ano (gráfico abaixo). O que podemos observar é que o clube tem uma média de 48% de taxa de ocupação em jogos no Morumbi e Pacaembu em 2019 e que essa ocupação, que já é uma das maiores da história do clube, poderia ser ainda maior, se o preço dos ingressos se mantivesse estável até o final do ano, como forma de atrair o torcedor para apoiar a equipe na busca por, pelo menos, se manter no G4.

    Fonte: Finanças Tricolor

O que é mais importante? Abrir mão de uma possível receita maior nos últimos confrontos que o São Paulo ainda terá em casa nesse Brasileirão (pois não se sabe se esse aumento do valor médio do ingresso irá resultar em um aumento da receita líquida) e contar com um maior apoio do torcedor nessa reta final, fundamental para aumentar as chances de uma classificação direta para a fase de grupos da libertadores (o que, consequentemente geraria maiores receitas garantidas em 2020); ou correr o risco dessa precificação afastar o torcedor e deixar o Morumbi esvaziado nessa reta final de campeonato?



Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor