Pular para o conteúdo principal

Fator Dani Alves faz número de sócios-torcedores crescer 30%. Clube saberá surfar essa onda?

A contratação de Daniel Alves, logo após a Copa América, fez com o que o São Paulo registrasse mais de 7.600 novos cadastros em seu programa de sócio-torcedor no mês de agosto, o que representou um crescimento de 30% no número de sócios ativos (com pagamentos em dia). Hoje, o número de sócios ativos é de pouco mais de 30 mil.

O número é bastante expressivo se levarmos em conta a defasagem dos planos e dos poucos benefícios e vantagens que os sócios do clube tem, como poucas promoções, dificuldades na compra de ingressos, dentre outros. Se comparado com os programas de sócio-torcedor dos demais clubes então, o gap é ainda maior.

A receita de 2018, divulgada em maio, relacionada ao programa de ST do São Paulo é preocupante. Em 2016, o tricolor faturou R$14,5 milhões com o  programa de ST. Já em 2018 essa receita foi de apenas R$8,6 milhões, queda de 40%, fato este, que só corrobora nossa tese de que o programa não funciona como deveria e sinaliza uma preocupação com a gestão do marketing do clube, que foi responsável, em 2018, por apenas 8% das receitas do clube (somou-se as receitas de ST e publicidade e propaganda).

O momento do clube clama por uma gestão eficiente de todas as áreas, mas ainda mais do marketing, pois o São Paulo precisaria aproveitar que tem em suas mãos, para trabalhar, o "produto" Daniel Alves, atleta mais vencedor do futebol mundial, capitão da seleção brasileira, eleito o melhor jogador da última Copa América e torcedor apaixonado do São Paulo.

Passaram-se mais de dois meses da chegada de Dani Alves no clube e não identificamos uma movimentação do marketing do clube no sentido de promover ações com o atleta e muito menos uma reformulação no programa de ST para "surfar" essa onda gerada pela empolgação dos torcedores com a chegada do camisa 10 e, dessa forma, proporcionar ao clube um aumento das receitas relacionadas ao marketing. Esperamos que a diretoria trabalhe para que nós, torcedores do São Paulo, para que não tenhamos mais uma decepção. Estaremos de olho!


Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor



Imagem: sociotorcedor.com.br