Pular para o conteúdo principal

Em 2018, São Paulo conseguiu fazer mais com menos! E em 2019?

Todo ano elaboramos um gráfico que compara as despesas operacionais do São Paulo Futebol Clube, à qual abrange todos as despesas do clube (futebol profissional, base, social, estádio, administrativa e encargos financeiros), com o resultado obtido pelo clube em campo ao longo do ano.

Para isso, utilizamos uma metodologia simples que é o total dessas despesas dividida pelo número de vitórias do clube durante a temporada. O resultado obtido é um índice que, no nosso entendimento, mede de maneira simplificada, a eficiência dos gastos, pois podemos verificar se os recursos estão sendo bem aplicados e estão sendo refletidos em resultados dentro de campo.

Como ainda não temos os dados oficiais de 2019, nosso gráfico foi feito até o final de 2018. Assim que encerrar esta temporada, e tivermos as despesas do clube publicadas, iremos atualizar o gráfico.

Analisando o gráfico abaixo, quanto menor este índice, melhor, pois ele representa quanto "custou" aos cofres do tricolor cada vitória ao longo do ano. Portanto, em 2018, podemos observar uma reversão na tendência de crescimento que vinha ao longo dos últimos 4 anos. Resumindo, no último ano o clube conseguiu "fazer mais com menos", pois em 2017, cada vitória custou R$19,6milhões, e em 2018, cada vitória custou R$13,9milhões ao São Paulo, redução de quase 30%.

Fonte: Finanças Tricolor
Interessante observar que em 2014 e 2015, mesmo com uma folha salarial elevada, o elenco composto por Rogério Ceni, Kaká, Ganso, Pato, Luis Fabiano, dentre outros correspondeu mais dentro de campo, conquistando 37 vitórias em cada um dos dois anos, o que fez com que a despesas "paga" por vitória conquistada fosse a menor durante o período.

Em 2019, acreditamos que esse índice voltará a subir, pois além do clube ter conquistado apenas 23 vitórias ao longo do ano, acreditamos que as despesas tenham sido maiores que 2018. Assim que o clube publicar o novo balanço, voltaremos com os dados atualizados.


Dentre os grandes, és o primeiro!

Filipe Cunha - Finanças Tricolor