Pular para o conteúdo principal

Estádio cheio, time decepcionante? No mata-mata é diferente!

Nos últimos tempos, a torcida do São Paulo vem se superando, com públicos cada vez melhores no Morumbi. Por outro lado, existe uma sensação de que o time não corresponde em campo em muitos dos jogos com estádio lotado. A última amostra disso se deu no último sábado, em que mais de 50 mil pessoas compareceram para ver a derrota do Tricolor para o São Bernardo. 

Fizemos um levantamento completo dos jogos do SPFC em casa desde a volta do público aos estádios depois da pandemia e os dados demonstram, por um lado, que essa sensação é verdadeira, mas por outro que essa tônica não acontece em jogos eliminatórios, o que traz um alento para as fases finais do Paulistão. Desde a volta do público aos estádios (em 2021), o São Paulo fez 53 jogos em casa, dos quais 30 (56,6%) tiveram um público superior a 30 mil torcedores. Em 18 partidas (34%), mais de 40 mil pessoas compareceram ao Morumbi. 

E o aproveitamento de pontos do Tricolor varia muito conforme o tipo de partida, ou seja, quando os jogos são não eliminatórios (fases de grupos de Paulista e Sulamericana e Brasileirão) ou eliminatórios (fases finais de Paulista e Sulamericana e Copa do Brasil).

Para jogos não eliminatórios, o aproveitamento do Tricolor é de 70% em jogos com menos de 30 mil torcedores, mas cai para 50% em partidas com público acima de 30 mil pagantes e para 30,3% nos jogos assistidos por mais de 40 mil torcedores, demonstrando que quanto mais o público comparece, menos o time corresponde em campo.

Por outro lado, em jogos eliminatórios, o cenário é substancialmente diferente. Embora tenha alcançado 100% de aproveitamento nos 3 jogos eliminatórios com público inferior a 30 mil, o clube mantém um excelente aproveitamento de 87,5% em jogos acima de 30 mil, com 7 vitórias (incluindo Palmeiras duas vezes e Corinthians) e uma solitária derrota contra o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil 2022.





Assim, apesar das decepções recentes em jogos com bons públicos, como as derrotas para Corinthians e São Bernardo com público que ultrapassou os 50 mil torcedores, além de um empate contra o Ituano para mais de 40 mil torcedores, os dados nos mostram que podemos ter expectativas e continuar lotando o estádio para as fases finais do Paulista. Em mata-mata, o time tem correspondido o apoio das arquibancadas.

Como o time não poderá mandar, no Morumbi, os jogos das quartas e uma possível semi (no caso de melhor campanha) do Paulistão esperamos que esse aproveitamento em jogos eliminatórios possa se manter mesmo em outro palco e carregar o clube para sua terceira decisão de estadual seguida (a quarta em cinco anos).


Siga-nos no instagram CLICANDO AQUI

Siga-nos no twitter CLICANDO AQUI

- -

Dentre os grandes, és o primeiro!

Escrito por: Filipe Lessa

Revisado por: Filipe Cunha







 

Comentários